22 de mai. de 2011

Introdução ao processo de avaliação de empresas (VALUATION)[em construção]

Segue um resumo comentado do cap1 do livro Investment Valuation 2nd Edition University by Aswath Damodaran 2ª edição

É preciso ter em mente que sempre haverá incerteza no processo de valuation.Apesar de contar com um método objetivo para o calculo as premissas desse calculo são altamente subjetivas. O fato é que a avaliação de empresas só é bem definida para empresas com um conjunto definido de ativos e que gera um fluxo de caixa de maneira extremamente previsível(como concessionárias de servições publicos por exemplo). Apesar dessas incertezas é a tentativa mais próxima de se usar um método racional para avaliar investimentos. Alternativa a análise de valor existe a teoria do tolo maior 'bigger fool' em que se argumenta que saber o valor de um ativo é irrelevante tão logo exista um tolo maior disposto a comprar um ativo sem valor(provavelmente muito caro), mas é um jogo perigoso, pois não há garantia de que um tolo maior aparecerá.

O fato é que para ter sucesso ao longo do tempo de forma consistente, os investidores não deveriam comprar ativos por preço maior do que valem e não devem comprar ativos por motivos estéticos e emocionais.obvio não?Por isso é importante estudar o valor de uma empresa.

Um dos riscos que o investidor enfrenta é das analises de terceiros é receber a análise com claro viés. Interessante notar que na maioria dos anos, existe 10x mais recomendações de compra do que de venda(dados do mercado americano, mas certamente valido para o Brasil), Isso vale para os períodos que anteviram importantes crises(como a da internet de 2000 e a do subprime de 2008).Se praticamente tudo é para comprar para que perder tempo analisando as empresas?A resposta a esse problema esta no conflito de interesse em quem faz a analise e quem paga o salário do analista que acaba deixando as analises das empresas com claro viés para compra. Entrelaçamento entra bancos de investimentos e conselhos de investimento gera uma situação de viés.Por isso, pesquisas que criam potencial de viés devem ser descontadas ou ignoradas.

Ha quem acredite que sempre os mercados são eficientes,em que os preços correntes refletem os valores das empresas, mas a falta de analistas de valor pode levar a sérias distorções. Os Mercado comete equívocos, mas achar esses equívocos é uma combinação de habilidade e sorte. Exemplificando.A queda no mercado de 1999 a 2001 pode ser atribuida ao modelo de negocio adotado por diversas empresas que satisfaziam os clientes, mas não gerava receitas, mesmo no longo prazo, mas aparentemente ninguém se analisava do valor da empresa quando o mercado resolve subir 5% todo dia(você poderia ter quebrado apostando na queda em 1999, mesmo que posteriormente você estivesse certo).

É importante notar que a analise de empresas não é algo estático como muitos dizem. Informações do estado da economia e taxas de juros afetam todas as precificações de todos os ativos de uma economia.

....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google