A primeira informação importante fornecida por uma média móvel é sua inclinação. Uma média móvel ascendente mostra um mercado comprador, enquanto que uma média descendente indica um mercado vendedor.
Por ser um indicador seguidor de tendência existe um momento no qual não devemos usar as médias móveis. Quando o mercado seguidamente se coloca em acumulação, movendo-se lateralmente entre limites de preço. Nesses movimentos, a aplicação das médias só é possível em períodos muito curtos e mesmo assim existe uma chance considerável de obtenção de sinais errados, pois não há uma tendência definida a ser seguida.
Outra classe de métodos de utilização das médias móveis é através de cruzamentos. Quando a média móvel cruzam o preço(do ativo de refência da média) de baixo para cima é dado um sinal de compra e quando cruzam de cima para baixo uma venda é sinalizada.
Uma importante questão é saber quando o cruzamento é verdadeiro. Algumas vezes, os preços rompem a média e em seguida retornam de volta ao lado original, gerando um sinal falso. Novamente, não existe regra fixa para identificar a validade dos cruzamentos. Alguns traders definem que o rompimento é verdadeiro quando os preços superam por um percentual a média (por exemplo, 3%). Outros preferem aguardar um ou mais fechamentos na nova região, se o mercado consegue manter-se acima/abaixo após o cruzamento o sinal ganha força.
Além do cruzamento dos preços outra técnica usada é o cruzamento entre duas médias, uma longa e uma curta. Suponha que a média longa seja de 22 períodos e a curta de 11. Quando a média de 11 superar a de 22 cruzando para cima, tem-se um sinal de compra, de maneira semelhante, cruzando para baixo um sinal de venda é caracterizado. Nesta variação, é importante que ambas estejam inclinadas na mesma direção.
Adaptando a Janela de Tempo
Conforme dito anteriormente, a janela de tempo do cálculo da média móvel é o parâmetro a ser ajustado em busca de melhores resultados. Como na maior parte das ferramentas da análise técnica não existe regra exata para dimensionar a média, mas é preciso buscar o equilíbrio para o mercado, o ativo e tempo de operação visados. Esse equilíbrio é importante pois:
* Quanto maior o período mais suave é o comportamento da média e mais imune a ruídos e movimentos curtos ela estará. No entanto, se for grande demais pode responder de maneira muito lenta às mudanças significativas no mercado.
* Quanto menor o período de maneira mais próxima a média seguirá os preços. Contudo, se o período for pequeno demais a média estará excessivamente exposta às variações de preços, perdendo sua utilidade como seguidora de tendências.
Para se descobrir com qual média operar a orientação mais comum e se trabalhar com tentativa e erro. Começando por exemplo com um período como 22(aproximadamente o número de pregões em um mês) ou 30 para um gráfico diário,deve-se variar o valor e ver se a resposta do indicador mostra-se superior.Essa orientação motivou um novo tópico em que foi realizado um teste mais abrangente sobre as médias móveis que espero publicar em breve.
Principal Referência
MURPHY, J. J. Technical Analysis of the Financial Markets.: NYIF, 1999.